{warning.fa-warning} Aviso, esse texto foi escrito pensando em C#. Alguns dos métodos podem possuir nomes diferentes em rEduc/BlockEduc.

Criação de robôs


O sBotics agora conta com a criação de robôs. Na criação, o usuário pode montar seu robô com blocos que, como em jogos de computador, representam componentes:

  • Peças programáveis;
  • Leitor de valores (sensores);
  • Blocos estáticos.

Todos os componentes possuem o mesmo peso, e quase o mesmo centro de massa (com exceção do sensor de toque que possui um centro de massa um pouco deslocado devido ao botão).

Dessa forma, é de responsabilidade do usuário a forma no qual o robô é montado, podendo fazer o mesmo mais pesado ou leve em certos pontos, e estando mais a mercê da física do Unity. Física essa que é padrão para todos os pegramas desenvolvidos na plataroma Unity, não estando, assim, sobre responsabilidade do sBotics!

sBotics como um Kit próprio de robótica

Com esse passo, estamos deixando claro a toda a comunidade e utilizadores que o sBotics é seu próprio kit de robótica, com sua própria física, peças, componentes, sensores e estilo de programação. Agora peculiaridades da física fazem parte da plataforma tanto quanto nossos sensores, já que os usuários projetam e montam os próprios robôs, que interagem diretamente com a física do Unity.

Sendo assim funções, como bot.Milis(), estão sendo removidas, já não precisamos mais imitar outros kits de robótica. Agora teremos Time.Timestamp, que retorna um número representando o segundo atual, assim, o usuário pode criar uma variável estática "Inicio" que recebe o valor de Time.Timestamp no momento em que o robô se inicia, e realizando o cálculo Inicio - Time.Timestamp o usuario saberá o valor que o Milis() representava, podendo até mesmo implementar seu próprio método "Milis".

O paragrafo passado ilustra bem a direção que estamos indo com o sBotics, queremos ser uma plataforma que dá as ferramentas para os alunos implementarem soluções elegantes, mas não estaremos dando as soluções prontas, fazendo com que o aluno se desafie e se supere cada vez que criar seu próprio método, por exemplo. Isso se aplica tanto para rEduc quanto para C#, linguagens disponiveis em nosso ecossistema.

Dessa forma, podemos até mesmo incentivar a criação de "tarefas"/"funções" (métodos) pela comunidade, tornando essas tarefas mais didáticas e influenciando os professores a inovarem cada vez mais em seus métodos de ensino aos alunos.