{warning.fa-warning} Aviso, esse texto foi escrito pensando em C#. Alguns dos métodos podem possuir nomes diferentes em rEduc/BlockEduc.
Como já foi citado, o robô agora é formado por componentes. Alguns desses componentes, como sensores por exemplo, podem ser acessados para ler e modificar os valores.
Todo componente acessível possui um nome, que servirá como a chave de acesso. No que antes o usuário utilizava cor(1)
e tereria que descobrir qual sensor no robô corresponde ao numero 1
, agora fica mais fácil, já que você nomeia seu próprio sensor, por exemplo: digamos que você denomine seus sensores de cor como SensorCorEsquerdo e SensorCorDireito, assim o código pode ser executado como Cor("SensorCorEsquerdo")
ou Cor("SensorCorDireito")
.
Para acessar um componente, basta utilizar nosso método genérico "GetComponent", seguido pela classe do componente e seu nome identificador. As classes dos componentes podem ser vistas mais abaixo no texto.
// Liga o componente Luz LED
// Para saber mais sobre a classe de apoio "Color", ver "Classes de apoio e Enumeradores"
Bot.GetComponent<Light>("nome da luz").TurnOn( new Color(255, 255, 255) );
// Espera 5 segundos
// Para aprender sobre o await e a classe time, ver a parte de "programação assíncrona" do texto
await Time.Delay(5000);
// Desliga a luz
Bot.GetComponent<Light>("nome da luz").TurnOff();
Sensores são componentes utilizados para receber valores do mundo virtual e envia-los para o robô. Todos os sensores possuem duas propriedades: Digital
e Analog
(propriedades, para os menos familiarizados com C#, são como métodos, porém não levam parênteses).
Digital
É do tipo booleano
, ou seja, retorna um valor de verdadeiro ou falso
Tipos dos retornos digitais:
bool
bool
bool
Analógica
Retorna de uma forma diferente dependendo do sensor.
Tipos dos retornos analógicos:
Color
double